segunda-feira, 22 de março de 2010

Você pode me mostrar Deus?

por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja


Certo rei da Índia antiga acalentava o desejo de ver Deus. Com isto em mente, mandou chamar seu primeiro-ministro e perguntou-lhe: Você pode me mostrar Deus? Pode me dizer o que Deus está fazendo agora?

O ministro não encontrou de imediato a resposta apropriada para aquela pergunta. Por isso, pediu três dias ao rei, que, mesmo assentindo, advertiu-o de que perderia sua confiança nele se sua resposta fosse insatisfatória.

Em casa, o ministro pesquisou em todos os livros de sua biblioteca, mas, após dois dias de
intensa pesquisa, nada.

O ministro tinha um filho de cinco anos que, vendo-o tão ansioso, perguntou-lhe:
– Papai, que há de errado com você?
– Não encontro resposta para uma pergunta do rei e posso perder meu cargo por isso.
– Qual é a pergunta do rei? – quis saber o menino.
– É uma pergunta muito complicada para você entender, meu filho. Não preocupe sua cabecinha com esse tipo de coisa.

O menino, porém, insistiu tanto com o pai que este acabou lhe revelando a pergunta do rei. Sorrindo com doçura, o menino disse ao pai: Papai, é muito simples. Quando for à corte amanhã, diga ao rei que esta resposta é tão fácil que até o seu filhinho de cinco anos a sabe.

O ministro, já em estado de desespero, não viu alternativa senão depositar sua fé e esperança no filho. Na manhã seguinte, o rei recebeu o ministro e de novo perguntou-lhe: Meu caro ministro, você pode me mostrar Deus e me dizer o que Ele está fazendo?

Humilde, o ministro respondeu: Ó rei, esta pergunta é tão simples que até o meu filhinho pode respondê-la.

Apesar de surpreso, o rei voltou-se para o menino e disse: Ótimo. Muito bem, meu caro menino, você pode me mostrar Deus e me dizer o que Ele está fazendo?
O menino disse: Caro rei, por favor, traga-me uma panela cheia de leite. Ainda que um tanto desconcertado com o pedido, o rei assentiu.
– Meu caro rei, há alguma manteiga neste leite?
O rei refletiu por um instante. – Sim, é claro, há manteiga no leite.
– O senhor pode mostrá-la para mim?
– Sim – replicou o rei – mas primeiro, para podermos ver a manteiga, temos que bater o leite.
– Exatamente – retrucou o menino. – De modo semelhante, há um processo mediante o qual podemos ver Deus. Se seguirmos este processo divino, Deus com certeza Se manifestará perante nós. Sem este processo de dedicada prática espiritual, Deus fica escondido de nossa percepção direta, da mesma forma que a manteiga fica escondida no leite até que se faça a batedura do mesmo.

Ao ouvir esta explicação maravilhosamente lógica em resposta à sua primeira pergunta, o rei deu-se por satisfeito. Em seguida, fez a segunda pergunta ao filho do ministro: Agora, você pode me dizer o que Deus está fazendo?
– Bem – disse o menino – o senhor está indagando de mim tal qual um discípulo indaga do guru, só que está sentado num trono elevado, ao passo que eu estou sentado no chão diante do senhor. Segundo dita a etiqueta, o senhor deveria estar sentado na posição humilde e eu, no assento elevado.

Vendo a verdade nas palavras do menino, o rei ergueu-se de seu assento e sentou-se no chão. O menino ascendeu ao trono.
– É isto que Deus está fazendo – disse o menino. Às vezes, Ele nos coloca em posição elevada e outras, em posição inferior, conforme os resultados de nossas atividades anteriores. Às vezes, assumimos um nascimento aparentemente elevado e outra, um inferior. Deus providencia essas mudanças e concede resultados diferentes segundo nosso karma.

O rei, de tão satisfeito com as respostas do menino, proclamou aquelas verdades em todo o seu reino. Recompensou com muitos presentes valiosos o ministro e seu filhinho brilhante!
A simples história acima ilustra a verdade sobre o processo ao qual devemos nos dedicar para atingirmos a perfeição espiritual. Este processo chama-se bhakti-yoga, ou o caminho do amor divino. Confira os dois outros artigos desta publicação para entender ainda melhor este assunto.